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Dicas de alimentação saudável para os idosos

Transcrição do vídeo

vamos falar de nutrição a gente sempre fala aqui de boa alimentação e se você tem uma rotina saudável combinada com um consumo consciente sua expectativa de vida vai ser ainda maior e melhor quais são os hábitos de alimentação saudáveis para quem está na melhor idade na terceira idade já passou dos 50 anos quem ensina é a nutrir chefe especialista em padrões gastronômicos estela herman tudo vê estela com vai bem vinda ao nosso canal no youtube aquela ajuda aí o youtube.com barra maria candida vai lá vamos vamos lá com a nossa e tem tanta coisa aqui que eu nem sei por onde começar bom primeiro de tudo acho que a gente pode começar pela água e então aqui eu trouxe a água porque a hidratação deve ser constante então não deve apenas o idoso a pessoa da melhor idade até mesmo você que está assistindo o programa que não chegou nesta fase a hidratação é importantíssimo principalmente nesse período de verão então ela deve ocorrer várias vezes ao longo do dia e mesmo que você não tenha ser mesmo que você não tenha sede intercaladas refeições então essa indicação então você deve fracionar a sua hidratação ao longo do dia totalizando ali de um litro e meio a dois litros de líquido principalmente bem melhor consumir água nesse calor também indicado por exemplo a água de coco e tentem lógico fresquinha para você e água de coco é excelente porque ela repõe energia é fonte de carboidrato é e ela tem minerais também então ela repõe eletrólitos então isso a mim é muito interessante principalmente além do redondo 0 aqui eu tenho um suco então aqui é um suco de açaí com banana que é uma fonte de carboidrato mas também é rico em ferro rick vai virar de banana isso aí o nani água só só e aí é rico em ferro rico em vitamina além disso ele ajuda também para quem tem anemia então é muito indicado açaí além de dar energia então é bem bacana introduzir na alimentação também marelli uma melodia pelo menos uma vez ao dia ou a cada é uma vez desde 3 na semana tá ótimo chazinho também super indicado qualquer tipo de chá que você gosta de tomar o chá é extremamente digestivo então é importante mas a onu porque não cumpriu os líquidos e ou na parede hidratação elimina o refrigerante os sucos que mãos assuntos já tinha nem tem a ânico suco indicado é aquele suco de uva integral que a garrafa é escura porque mantém as propriedades então esse suco mesmo assim você coloca a metade do copo e acrescentar água porque ele é muito concentrado e aí ele tem uma quantidade um pouquinho elevada de açúcar então pra você que tem diabetes tome cuidado verifica qual a quantidade que você pode ingerir ea gente tem que ter cautela quanto ao suco de uva integral vamos pra essa parte essa parte aqui carboidratos então você deve ingerir carboidratos principalmente aqueles carboidratos integrais você deve dar preferência é por que porque não é bom você estar no sobrepeso e não obesidade quando você consome carboidratos complexos você tem o que você tem a entrada desse alimento devagar na sua corrente sanguínea o que não vai gerar um pico de glicemia então não corre o risco do idoso virar diabético então você deve consumir moderadamente a vovó mas bope pai aí vamos querer trocar o pão francês por um pão integral de sua grande por exemplo a batata doce do que a batata comum é a abóbora japonesa do que a abóbora comum quando consumir cenoura e beterraba preferencialmente ralada porque ela crua com tem mais fibras do que ela cozida então algumas subir mais razão também é o integral e integral ele tem um arroz arbóreo só pra mostrar que você pode consumir arroz e feijão aí a gente vem pro grupo maria dele as proteínas vegetais então em grão de bico feijão preto o feijão comum a lentilha então uma ou a combinação de ar o feijão é muito importante para a nossa saúde desde que não seja em grande quantidade porque a pessoa que já está é mais velha tem uma atividade menor reduzida então ela não tem um gasto energético tão grande que ela precisa consumir uma grande quantidade de carboidrato e de arroz e feijão porque é proteína vegetal e o carboidrato então você deve consumir moderadamente também reservou uma sopa de feijão a sopa de lentilha à noite é mais aconselhável do que um por que esse prato de arroz e feijão que a maioria dos brasileiros escolhe melhor no almoço melhor o amor sem dúvida nenhuma você já está com aquela barriga neo principalmente as obras de licença em um prato de arroz e phelps então não é indicado até mesmo por conta da digestão é gelada noite e quando nos dois gases mil 80 90 indicado quando você preparar o feijão a lentilha grão de bico você deixar de molho e trocando pelo menos três a quatro vezes a água preferencialmente no dia anterior então você sabe que você vai fazer o feijãozinho no dia seguinte já deixa de molhos e para aqueles grãos mais fez e vai trocando a água porque isso ajuda a diminuir a quantidade de gases bom tá aqui nós temos gente brutas né vamos primeiro pra gordura maria então aqui eu tenho um azeite de oliva o coco que é fonte de uma gordura boa além do abacate então esses alimentos você deve incluir na sua dieta além deles as oleaginosas que estão ali no na ponta que tenha castanha amendoim nozes macadâmia você deve incluir grãos né as sementinhas ele tem semente de abóbora semente de girassol isso tudo traz uma gordura do bem a gordura traz saciedade então você não vai exagerar nas refeições maiores porque há geralmente a gente coloca nas refeições intermediárias um coco ou abacate ou até mesmo as a os nets que a gente chama as oleaginosas e é interessante por conta da sua pele por conta que antes oxidante por conta que antes inflamatório e além disso traz fibras para o nosso corpo então ajuda também no trato digestório o que é muito interessante porque quando a gente vai envelhecendo a gente tem uma diminuição no nosso movimento peristálticos então a gente deve aumentar o consumo de fibras nessa fase principal homem de beleza não é nossa frente aos 30 aproveitando é dos 15 aos 30 aproveitando depois dos 30 não é que mas não já é mais difícil a galera beija ela é o o hormônio já vão ficando diferentes na maioria são jorge vai tomando todos que essa hora ainda uma fome 1140 da manhã e aí a gente depois daí é depois dada agora a gente pode ir para as frutas e então você tem aqui um grupo de frutas que têm menor índice glicêmico que são almir tyloo amora o que o wii eu não trouxe morango mas foram as de fazer uma pergunta agora de pessoa que vai à piracicaba mercado no supermercado é caro para caramba esse negócio de prover menina é caro depende da estação você consegue mais barato mas hoje em dia você consegue comprar ela congelada e pois vale a pena lá faz o mesmo efeito porque ela é congelada ela não é processada é a essas frutas vermelhas congeladas ok porque você vai acrescentar um suco esse suco com frutas vermelhas low cost of posso cobrar melhor a fruta congelada do que a polpa depende da marca da fábrica até é aconselhável é pesquisar só empresa e bonés roupas no brasil a gente tem que fazer isso infelizmente ainda ainda mas estamos no kiwi têm baixo índice glicêmico a pitaya que a fruta dragão tem a pitaia branquinho tem essa rosa tem uma amarela também então é interessante você incluir na dieta alimentos ricos em vitamina c tem a laranja só que a laranja já têm muito açúcar as frutas vermelhas e o que eu ia pitaya não tem tanto açúcar quanto uma laranja então eu vou fazer um suco de laranja é melhor você fazer um suco de limão com um pedaço de mamão ou uma mecha batida do que o de laranja principalmente grosso por exemplo tem intestino preso pega 34 ameixas deixe de molho num copo d’água no dia seguinte você bate com um limão espremido uma folha de couve ou faz um gelinho verde que a gente já deu aqui o programa e ela se você inicia o seu dia bem melhor do que você consumir a laranja a laranja é melhor você mastigar a laranja do que tomar o suco porque as fibras estão intactas presentes nessa laranja então é muito melhor pra você e para sua saúde e é indicado o consumo de frutas ricas em vitamina c por conta do seu sistema imunológico que fica muito mais esperto e você tem ali também todo o poder antioxidante que é interessante pra você não entendeu entanto não é que você não me ama vai aguentar um já fiz mesmo talento bom é ver bandas verduras ou dou a dose proteínas vamos às proteínas então maria é é a que eu trouxe franguinho é carne a sardinha em óleo um peixinho ovo é cogumelo que é um outro tipo de proteína para quem é vegetariano vegano queijo leite e iogurte então a proteína é importante a gente frisa isso porque existe uma diminuição conforme você vai envelhecendo da sua estrutura muscular então é natural você perder massa magra ao envelhecer e aumentar gordura corporal para beleza busco isso você homem aumenta a gordura então para que esse efeito não seja tão brusco para que você consiga equilibrar o seu corpo e manter a sua massa magra além disso qual é a função da proteína no nosso corpo manter as nossas células em ordem elas fazem a renovação celular então é imprescindível que você consuma dois tipos de proteína pelo menos almoço e jantar distintos e café da manhã também indica o ovo nem quantas vezes quisesse um ovinho aqui e aí por exemplo você consome um peixinho na hora do jantar e na hora do almoço e consome uma carne sempre trocar as proteínas para você ter a maior quantidade de aminoácidos diferentes então seu sistema imunológico fica bem atuante ea sua manutenção celular também então é importante você frisar o consumo de proteína não deixe de consumir proteína um ovo é uma excelente fonte de proteína animal quanto os novos povos por dia pode máxima três ovos mulher dependendo se você for atleta se essa mulher né tiver um peso mais elevado você pode consumir mais e olha ai galera 195 agora é claro que há memória mulherada mulherada três ovos ao dia não tem problema nenhum homem cinco a seis jogos também não tem problema tudo depende do seu organismo é aquela história que ouviu eleva o colesterol isso tudo é mentira pode consumir o jogo tranquilamente óbvio que é melhor você fazer um ovo mexido com um fiozinho de azeite uma ponta de faca de manteiga então a gente tem que ter só consciência na hora de uma gente lê honrar a faca demande ega deus é modinha melhor manteiga não não indico margarina de jeito nenhum eu vejo a mão aí agora a margarina manteiga é o mais indicado até mesmo a banha de porco desde que seja uma banheira de um do produtor seguro você também pode consumir ou quando você fizer o bacon por exemplo que eu faço quando faço bem como para as crianças ou pra mim eu guardo que ela espere esfriar a guarda aquela gordura que solta do bacon num potinho de vidro e deixe na geladeira fica bem clarinha parece uma manteiga clarificada a goleira e falam agora esse estande ou ver a pergunta aqui tem o ovo caipira até agora não cair em um ovo de codorna assim o tipo de ovo qual é o melhor ou então para a saúde a diferença articular mente eu prefiro o ovo de codorna porque o ovo caipira perdão porque o ovo caipira ele tem a gema bem mais laranja é a clara muito mais consistente e o sabor é muito mais forte só que tem pessoas que não gostam muito de si sabor acentuado do do ovo o ovo caí ovo de codorna pra e que pra ser equivalente a um ovo você precisa de cinco unidades de ovino de codorna equivale a um ovo assim falando nutricionalmente os valores de proteína de de gordura não é bastante então você acha o melhor mesmo é o ovo caipira eu prefiro o ovo caipira é mais nutritivo ele ele tem uma opção a galinha é a galinha tem uma criação diferente do que o ovo comum então ela tem um elas está licitando rio além da análise do material e não gera só tinha um caipira não mais antes a gente não ficava avaliando se o frango sem hormônio se o fogo fica é o fim e cadenciado e agora a gente tem que ver tudo e eles não é bom a hipótese em algo excelente para comparar aos então exatamente tchan é interessante o consumo de cálcio então você deve consumir alimentos ricos em leite e derivados pode ser até o queijo amarelo como eu trouxe aqui você pode consumir o queijo branco mas você pode também como um queijo prato que jogou do queijo é minas padrão que aquele queijo mais curado não tem problema agora quem é vegetariano qual é a solução para a parte do cálcio as hortaliças verdes escuras couve por exemplo é riquíssimo em cálcio espinafre também então você tem outros alimentos que são fontes o jipe por exemplo para quem não gostar é tanto de espinafre com o que você faria uma dica assim de cozinha de espinafre a ou no nome let ou então você pode fazer por exemplo arroz e finalizar ele com espinafre bem picadinho ele vai naquela época do momento que você só deixa o arroz nos últimos cinco minutos que se desligou o fogo ele termina no calor residual joga um pouquinho em cima ele fica doce ele não fica amargo o problema das hortaliças verdes escuras e quando você mistura muito ali na panela vai criando ela vai soltando aquele amargo e quem geralmente as pessoas não gostam tanto por exemplo a escarola quem não sabe fazer escarola falar escola é a mata ea escarola uma delícia por isso eu preciso eu vou dizer ela na minha casa que você ea estela vai na sua casa tem ela morreria em breve mas a linguagem é fim na sua casa ela vai à sua casa ela vai organizar vai ver como você o seu cadastro vai te ensinar a fazer há algumas coisas que são por eles vão treinar também irá funcionar é o tempo apesar disso o funcionário você aprender para congelar então vai lá no teu chefe no instagram e correta dando dinheiro é dono trichet fieo instagram contra o linense book e google também você me acha é tá dando três chefe do jantar mas o que é isso aí a gente que a janela mas agora as hortaliças verdes escuras e uns tempinhos é maria sempre é escolha os temperos aromáticos naturais então cebola o alho cebolinha salsinha é a gente tem aqui manjericão porquê porque é muito melhor para a sua saúde àqueles temperos prontos de forma alguma utilize porque são ricos em glutamato monossódico que não faz bem para a sua saúde nada disso faz bem o que é melhor o tempero dava ou seja vamos ouvir quem já sabe de tudo há muito tempo ela pergunta aqui ao vivo no hati sabe vamos lá martha cecília bom dia quem tem diabetes pode usar açúcar mascavo a inveja dos anti uma na sicília cachoeirinha no rio grande do sul um beijo progredido não beijo a cecília não é indicado utilizar açúcar mascavo por mais que ele não teme não passe por aquele processo de branqueamento é indicado utilizar um adoçante seja um adoçante natural ou outro adoçante artificial e um indicado também por exemplo você fazer a rotatividade a cada seis meses trocando o adoçante uma hora você o sistema e outra hora você usa sucralose outra hora você usa aspartame atroz outra obra que não é esse negro 24 é você mesmo falou aqui já que o esteve ao melhor sim é o melhor tem pessoas que não gostam do sabor residual hoje em dia já tem também outros ele tholl xilitol e aí você vai pro gama que é porque se usado o tempo todo mesmo adoção de enjôo aqui não é um enjôo é pra você não acostumar o seu organismo e não criar uma reserva daquele daquela substância que não é tão natural seu corpo então por precaução a gente faz essa indicação de fazer essa troca rotatividade a cada seis meses nossa equipe já está fazendo eo melhor meia vinha foi o melhor mesmo seria se habituar com o sabor do alimento e não utilizar o adoçante né rene o açúcar então maria que eu trouxe também por exemplo brócolis couve as alface repolho jiló tomate vagem aspargos não trouxe as partes pensei nos parques berinjela abobrinha é espinafre escarola você deve incluir a que tem a selva que eu tive que tirar daqui de cima de si não parece nosso trabalho outra leitora então é agrião as hortaliças verdes escuras devem fazer parte da sua alimentação tanto no almoço quanto no jantar importante para manutenção do seu corpo para essa parte de fibras de saciedade então você deve iniciar a sua alimentação co a salada além disso provedor acho que não vai ter então assim fundamental você utilizar isso deus nos deu alimentos do bem então coloque em prática no seu dia a dia principalmente às pessoas porque hoje ele o show remédio sim não e até mesmo pra você que não tem nenhum tipo de doença com suas hortaliças verdes escuro faça uso delas aí eu não tenho não consigo mais chegar porque eu não estou usando dentadura então não tem uma boa mastigação ou enfim vá para uma sopinha finalize com as hortaliças então você faz uma sopinha de batata doce com mandioquinha por exemplo um franguinho ali que ela tá faltando 15 minutos para ficar pronta pica uma couve manteiga coloca tanto abafa já serve então assim existem soluções então é isso que eu vejo às vezes quando até um almoço com a minha produção que hoje vamos fazer como ele só não está marcado é as pessoas não têm vontade de comer verdura a vontade é aquela que somente as pessoas mais jovens as pessoas mais jovens os pais ou as pessoas que educa um filho uma criança ou até mesmo a escola mostrou deve de fato incentivar o consumo de hortaliças e você deve dar o exemplo em buscar e faz bem e você que já têm consciência daquilo que faz bem ou não deve o juízo e realmente iniciar a sua maior refeição almoço e jantar com um prato de salada por que esse organismo já vai receber a mensagem estou sendo alimentado já estou ficando associado à hora que você vai para o prato principal e as guarnições você não vai exagerar assim esse organismo fica bem saudável hoje amanhã e sempre porque investir nessa alimentação em acho lindo validade ou feridas já que a gente quer eu quero agradecer aqui publicamente a estela eram é que esteve comigo durante quase todo o verão há mais de um ano muito obrigada a me ajudou a emagrecer 12 quilos e de ela falar falar falar eu vou ter na minha cabeça eu acho tudo isso que a gente está mostrando isso pra mim hoje pra você muito obrigada mas eu te vejo e outros programas de televisão the will to vejo no meu canal julho na sua casa que eu ia finalmente bom tempo [Música]